Caern e Semarh adotam medidas para garantir abastecimento em Luís Gomes

Açude Lulu Pinto: Luís Gomes-RN
Foto:  http://arfn10.blogspot.com/ por: Roberto Fernandes


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) estão unindo esforços para garantir o abastecimento de água no município de Luís Gomes, distante 442 quilômetros de Natal. Nesta terça-feira (28), a Caern está instalando mais 10 reservatórios, que juntos possuem capacidade para armazenar 100 mil litros de água por dia, além dos seis reservatórios que já existem e dos quatro carros-pipa que a empresa vem disponibilizando para a população. Técnicos da Semarh também estiveram na cidade e mapearam a área para instalação de seis poços que começarão a ser perfurados na próxima semana.

Somente com carros-pipa, a Caern está disponibilizando para Luís Gomes 128 mil litros de água diariamente. Ao todo são quatro caminhões-pipa com oito mil litros cada um, que abastecem os moradores quatro vezes ao dia. Com a instalação dos dez novos reservatórios, o município passará a contar com 16 caixas, onde será possível armazenar e distribuir 160 mil litros de água diariamente. As caixas de água ficarão instaladas em pontos estratégicos da cidade para que a população possa receber o produto.

O gerente regional da Caern, engenheiro Djalma Viana Neres, afirma que atualmente a água que está chegando a Luís Gomes está sendo captada no município de Rafael Fernandes, distante 40 quilômetros. Cada carro faz duas viagens no turno da manhã e duas no turno da tarde. Ele explica que o problema da falta d'água em Luís Gomes é decorrente da seca que provocou o esvaziamento total do açude Lulu Pinto, de onde era captada e tratada a água que abastecia os 10 mil habitantes. A expectativa dos técnicos da Caern é de que as chuvas previstas para este ano abasteçam o açude com o volume de água suficiente para que a água volte às torneiras das casas. 

POÇOS
Paralelo à ação da Caern, a Semarh inicia na próxima semana a perfuração de seis poços. A previsão de conclusão da perfuração é de um mês. A opção dos poços é emergencial para garantir água para o abastecimento a curto prazo. Outra ação definida pela Semarh é o desassoreamento do açude. A solução definitiva para a cidade de Luís Gomes virá com a retomada das obras do sistema adutor Alto Oeste, prevista para este semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Últimas notícias - Google Notícias