AFINAL, QUAL O OBJETIVO DE UM REALITY SHOW?



Na semana que começa a 12º edição do Big brother Brasil, eu fiz a seguinte pergunta para mim mesmo, afinal, qual o objetivo de um Reality Show? Eis a questão.

Pelo nome, traduzido para o bom português, os Reality´s shows são um “show de realidade”, só que onde está a realidade nesses programas? A realidade brasileira é a de pessoas vivendo em uma casa de luxo, ou numa fazenda cinematográfica, durante 3 meses ganhando prêmios diariamente? Nada contra quem vive nessas circunstancias, mais essa, com certeza não é a realidade do nosso pais.

Se o objetivo dos reality´s é mostrar a “realidade”, porque não mostrar em tempo real, o sofrimento das pessoas que enfrentam as enchentes diariamente, o sofrimento de crianças que andam por muitos quilômetros apé por falta de transporte escolar, ou então a miséria que algumas pessoas passam sem ter se quer onde morar e o que comer. É realmente sem qualquer nexo dizer que isso é um show da vida real, pois a nossa realidade é outra.
Agora se pararmos bem para pensar, o que você vai tirar de aprendizagem de um BBB, ou de uma Fazenda? que para ganhar 1 milhão ou 2, se pode tudo, perder o caráter, a dignidade, o respeito, que se você for bom, você é gay, e que se pegar todas mulheres o povo irá te aclamar e você irá ganhar, é realmente incrível.

Porque uma coisa totalmente sem sentido chama tanto a atenção do povo brasileiro? A resposta é simples, o que o povo quer ver, é o “circo pegar fogo”, quer ver o imoral, o irracional, quer ver aonde é capaz de chegar o ser humano, com tanta falta de dignidade, já se foi o tempo em que fazer o bem era legal, a onda agora é fazer o mal.

Realmente, eu posso fazer parte da minoria avassaladora, mais sinceramente, eu acho que ser a minoria nesse caso é uma vitória, porque, seriamos os seres humanos que ainda pensam, que usam o raciocínio para perceber que esse tipo de programa, não nos leva a nada, ou melhor, nos leva pra o abismo, que estamos cada vez mais próximos de cair.

Junidárlio Jácome

Um comentário:

  1. Ao meu eterno aluno Junidárlio, meus sinceros parabéns por esta bela reflexão. Rapaz, eu o conhecia como um bom jogador com a bola nos pés, confesso que desconhecia este seu lado meio "antropo-sociólogo", sem dúvidas, herança do seu pai. É difícil jovens, na sua idade, possuirem um raciocínio tão coerente acerca da realidade social do nosso país. Ao contrário, a maioria, veneram estes lixos denominados "reality shows" que a mídia faz brotar como relva em tempo de chuvas em nossos televisores. Mais uma vez, meus sinceros parabéns e, espero ter contribuído, mesmo que de forma minúscula, na formação do seu caráter.
    Prof. Jandeilmo Cleidson (Cleidão)

    ResponderExcluir

Arquivo do blog

Últimas notícias - Google Notícias