Pau dos Ferros realiza I Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa


Nesta quarta-feira, 26, no auditório da Secretaria de Educação de Pau dos Ferros, aconteceu o I Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, do ano de 2013.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal, com o objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. No município de Pau dos Ferros, a formação continuada do PNAIC iniciou em 2013 envolvendo vários professores alfabetizadores que atuam no 1º Ciclo. Esses professores foram organizados em turmas sob a coordenação dos Orientadores de Estudos, selecionados entre os professores da rede municipal.
A programação do evento contou com palestras, relatos de experiências de professores representantes das turmas de formação do PNAIC, exposição de banners e trabalhos realizados nas escolas pelos alunos de alfabetização.
Ao lado de professores, coordenadores e alunos, a Secretária de Educação, Francisca Dantas, acompanhou um balanço das diversas ações desenvolvidas e uma palestra ministrada pela Professora Ms. Clécida Maria Bezerra Bessa, sobre “Alfabetizar letrando: um desafio para o professor”
Para a Secretária, Francisca Dantas, “é nitidamente perceptível que o programa apresenta subsídios para melhorar a prática pedagógica do professor que está, por sua vez, se abastecendo desses conhecimentos, e o resultado será uma grande mudança no cenário educacional do Ciclo de Alfabetização do nosso município”, destacou a Secretária.
“Dessa forma, entende-se que é necessário investir na formação continuada dos professores alfabetizadores, pois estes se constituem na figura central e determinante no processo de alfabetização”, finalizou a Secretária. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Últimas notícias - Google Notícias