Adutora de engate rápido - Prefeitura de Pau dos Ferros reúne-se com demais representantes do Comitê de enfrentamento aos efeitos da seca


Ainda no mês de abril de 2013, diversos setores da Sociedade Civil Organizada de Pau dos Ferros se reuniram e elaboraram um documento que cobrava medidas para melhorar o abastecimento de água no município, que já apresentava sinais de graves problemas, em decorrência da ausência de chuvas.
O documento foi entregue à Governadora, Rosalba Ciarlini e a CAERN e resultou na elaboração do projeto de construção da Adutora de Engate Rápido. Porém, passado vários meses, a obra ainda não foi iniciada, mesmo com os recursos já a disposição do Governo Estadual, desde o dia 28 de Novembro de 2013.
Diante desta inércia, a comissão representada pela Prefeitura de Pau dos Ferros, Câmara dos Vereadores, CAMEAM/UERN, DNOCS, CDL, Rotary Clube, Lojas Maçônicas, CAERN e EMATER, teve acesso a informações do que vem sendo feito pela gestão municipal com o objetivo de amenizar os efeitos da estiagem dentro do município.
Segundo o Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, desde 2013, a Prefeitura, em parceria com o Exército Brasileiro, realiza a Operação Carro-pipa, que fornece água de qualidade, vinda da cidade de Apodi, para os moradores da Zona Rural.
Já em uma ação da própria gestão municipal, todos os alunos das escolas e creches da Rede Municipal de Ensino, estão sendo abastecidos com água, também de Apodi, através de caminhões pipas. “A merenda escolar, assim como a água que os alunos consomem, deixaram, há alguns meses, de ser aquela distribuída pela CAERN”, esclareceu o Prefeito.
O trabalho segue com a perfuração de poços em locais estratégicos do município que, no eminente colapso do abastecimento, será mais uma ferramenta para auxiliar no abastecimento. “Um destes poços já está sendo utilizado na Praça Monsenhor Caminha. Lá, mensalmente, a Prefeitura pagava mais de 2 mil reais pelo consumo de água, agora, reduzimos este custo a zero”, esclareceu o prefeito, que acrescentou que estas perfurações acontecem em parceria com a SEMARH,  onde a secretaria estadual disponibiliza a máquina perfuratriz e o município com todas as demais despesas, além da instalação do poço.
Entre as muitas outras ações que o município tem realizado, o Prefeito se prontificou a abastecer o Campus da UERN em Pau dos Ferros, que também já sofre com os efeitos da péssima qualidade da água em Pau dos Ferros. Unidade de ensino que recebe mais de 2 mil pessoa por dia.
Ao fim da reunião, ficou decidido que o Prefeito entregará o documento à Governadora e ao Presidente da CAERN, cobrando agilidade na realização da obra da adutora de Engate-rápido.
"O Colapso no abastecimento é iminente. Caso se concretizem as perspectivas de uma nova estiagem em 2014, será uma situação onde, além dos animais e da produção agrícola, as pessoas também estarão correndo risco”, finalizou o Prefeito. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Últimas notícias - Google Notícias