Recuperação de Dessalinizadores vai beneficiar 5300 famílias no Estado




O Secretário de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, assinou ontem a ordem de serviço para a recuperação de 66 sistemas de dessalinização que beneficiará ao todo 5300 famílias de 42 municípios do Estado. "A nossa prioridade é investir em obras efetivas e estruturantes de convivência com a seca”", disse o secretário.


Serão investidos R$ 1,8 milhões, vindos da Secretaria Nacional da Defesa Civil através de um termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC).

Este termo prevê a contratação de empresas especializadas em recuperação de sistemas de dessalinizadores utilizados para abastecimento dessas comunidades que necessitam do aumento da oferta de água para a produção agrícola e pecuária, bem como para o consumo humano e animal.

A contrapartida do estado se dá no âmbito operacional e logístico. A Semarh é responsável por selecionar os municípios e comunidades onde serão executadas as ações de recuperação.

A empresa contratada para este serviço foi Acquapura LTDA, mas é a Semarh que exercerá, através dos seus técnicos, o controle e fiscalização sobre a execução dos projetos.

As comunidades que recebem o abastecimento por meio de dessalinizador normalmente têm dificuldade em obter água porque os mananciais e poços têm água salobra. São comunidades de difícil acesso e dispersas nas zonas rurais dos municípios. A água que chega aos dessalinizadores é oriunda de poços. O dessalinizador é importante por garantir às famílias acesso à água de melhor qualidade, além de promover o uso consciente da água com o gerenciamento da própria comunidade do equipamento dessalinizador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Últimas notícias - Google Notícias