Rede Globo homenageia “Gonzagão” e discrimina o nordeste


Imagem: luizluagonzaga.blogspot.com

Simplesmente extraordinário, o programa da rede Globo “São João do Nordeste”,homenageando os 100 anos de Luiz Gonzaga, exibido ontem,16.
Confesso que me emocionei, em ver o retrato dos usos e costumes nordestinos, mostrados na tela da TV, com uma produção fantástica, apresentada com categoria e simplicidade por Chico José.
Espetáculo a parte foi a presença de Marina Elali, acompanhada de sua avó Iolanda Dantas, esposa do maior parceiro de Gonzagão, o compositor José Dantas, que era também médico veterinário.
Marina Elali superou-se nas duas músicas que cantou no vídeo.  Sobrou talento e carisma. Sem dúvida, o Rio Grande do Norte esteve excelentemente representado.
Um ponto destoante a destacar.
A chamada lei Afonso Arinos, aprovada em 1951,  considera discriminação a pessoa jurídica  recusar de “servir” e “atender” clientes por qualquer tipo de preconceito.
O programa “São João no Nordeste”, salvo mudança de última hora, foi exibido pela Rede Globo, apenas no nordeste brasileiro. No sul e outras regiões, o horário foi preenchido – segundo a grade exibida na Sky – com o seriado “Ninja“, que se inspira em tradições japonesas.
Quer dizer, a emissora deixou de servir e atender aos seus clientes (TV a cabo) e espectadores das demais regiões brasileiras, certamente pelo preconceito do programa se referir ao nordeste.
É bom lembrar que a lei 12.485/11 define, dentre outros, os seguintes princípios da comunicação audiovisual no Brasil: liberdade de expressão e de acesso à informação; promoção da diversidade cultural e das fontes de informação, produção e programação; e promoção da língua portuguesa e da cultura brasileira;
Por que esse preconceito e isolamento do nordeste? Por que a cultura nordestina não pode chegar ao país inteiro? Quando a homenagem é a um Vinicius de Morais, por exemplo, a cadeia de TV  é nacional.
A homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, não foi
Será que com tal discriminação a Globo colabora para a integração da nossa cultura nacional?
Lastimável, se isto tiver ocorrido.
Tomara que “São João no nordeste” tenha chegado a todo Brasil e o blog esteja mal informado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Últimas notícias - Google Notícias