ANÁLISE E PREVISÃO CLIMÁTICA PARA O PERÍODO DE FEVEREIRO A ABRIL/2012 NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL



No oceano Pacífico, persiste a condição de resfriamento das águas com predomínio de anomalias negativas da Temperatura da Superfície do Mar (TSM), principalmente no setor centro-oeste da bacia, típico de um evento de La Niña (Figura 1). 

As anomalias de Pressão ao Nível do Mar (PNM) são características desta situação, com anomalias negativas de PNM no setor centro-oeste da bacia, região da Indonésia e proximidades, com incidência de forte atividade convectiva e precipitação acima da média. A este padrão, associam-se anomalias positivas de PNM, radiação de onda longa e precipitação abaixo da média nos setores centro-leste e sudeste da bacia. 

A circulação de ventos em baixos níveis (850 hPa) corrobora essa situação de La Niña no Pacífico Tropical, destacando-se ventos mais intensos soprando de leste para oeste, em particular no centro-oeste da bacia. Os resultados dos modelos numéricos e estatísticos indicam a permanência de águas mais frias (anomalias Negativas de TSM) no Pacífico Tropical, pelo menos até o final do outono no Hemisfério Sul (junho de 2012), indicando a continuidade do evento de La Niña nos próximos meses.


No Atlântico Tropical Norte, ressalta-se a presença de anomalias positivas de TSM mais intensas no setor oeste e próximo à costa da América do Sul, com valores superiores a 0,5º C. No setor sul da bacia, predominaram anomalias de TSM com valores negativos a em torno da média. As anomalias de PNM e ventos estão consistentes com essa configuração térmica. Vale mencionar que a TSM no Atlântico Tropical, nos primeiros dias de janeiro de 2012, apresenta uma tendência de aquecimento ao sul e resfriamento ao norte do Equador.


Em síntese, as condições oceânicas e atmosféricas nos oceanos Pacífico e Atlântico Tropical indicam: no Pacífico, condição favorável a um quadro de chuvas regulares com totais em torno da média no Nordeste do Brasil (região semiárida) no Atlântico Tropical, há evidências de condições associadas a anos com chuvas em torno a abaixo da média no semiárido nordestino. É importante ressaltar que um contínuo monitoramento das condições térmicas do Atlântico Tropical, nos próximos meses, é fundamental para definir a qualidade da estação chuvosa no setor norte do Nordeste do Brasil.


Figura 1 - Anomalia da Temperatura da Superfície do Mar para o mês de dezembro de 2011


Veja a Previsão Climática completa AQUI.


Fonte: http://www.emparn.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Últimas notícias - Google Notícias